Ataque de pânico

Um ataque de pânico tem uma duração muito curta, mas é bastante intenso, por isso sentimos falta de ar (dispneia), taquicardia (batimento cardíaco acelerado), respiração acelerada e um aperto no peito. Estes sintomas são acompanhados de sudorese mais intensa, por vezes tremores e tonturas e também da sensação de medo e angústia e muitas vezes parece que sentimos que vamos morrer, contudo, a ansiedade NÃO MATA.

Para ajudar alguém com que está a ter um ataque de pânico devemos tentar reconfortar a pessoa dizendo coisas como “vamos superar isto juntxs”, “sei como se sente agora mas vai passar”, “eu estou aqui para x ajudar”, NUNCA criar ainda mais alarido nem stress à pessoa que está a ter o ataque nem é aconselhável proferir palavras como: “tenha calma”, “não tem razões para se sentir assim” entre outras frases que possam parecer diminuir o problema mas na verdade só o desvalorizam e acabam por causar a sensação de culpa ou constrangimento na pessoa que está a ter o ataque.

É necessário após demonstrar o nosso apoio pedir à pessoa que se foque em algo e para isso é comum os técnicos utilizarem uma estratégia que trabalha os cinco sentidos ou seja, pedir à pessoa que nos diga 5 coisas que consegue ver, 4 coisas que consegue tocar, 3 sons que escuta, 2 coisas que consegue cheirar e 1 coisa que possa saborear. Esta estratégia serve para que a pessoa se abstraia do que está a sentir e possa ao mesmo tempo ajudar a controlar a respiração que deve ser sobretudo diafragmática para que o ritmo respiratório desacelere.

Desta forma a pessoa vai conseguir controlar a sensação de ansiedade, vai conseguir recuperar o fôlego e sentir-se logo melhor.

A ansiedade é um problema que cada vez mais faz parte das nossas vidas e pode conduzir à depressão ou a estados de ansiedade agudizados se não for tratada.

A ANSIEDADE NÃO MATA, MAS PREJUDICA MUITO A QUALIDADE DE VIDA.

É IMPORTANTE ACEITARMOS E PRESTARMOS TODO O APOIO A QUEM SOFRE COM A ANSIEDADE.




Comentários