Criminologia Vs. Criminalistíca, mas afinal onde está a diferença?

De nome muito parecido mas de funções completamente diferentes. Eis a diferença entre criminologia e criminalista. 

Para começar, pretendo esclarecer que quem estuda e se forma em criminologia é um criminólogo e quem estuda criminalística é um criminalista. E quero dizer-vos isto porque já não é a primeira vez nem será a última que se confundem os conceitos, quando na verdade têm funções bem distintas. 

Ora, a criminologia é uma disciplina autónoma que estuda o fenómeno criminal e a reação social (ao crime e/ou à vitimação, ou seja, o seu objeto de estudo é o crime, o criminoso e a vitima, e com isto procura perceber as causas do crime e trabalha para a prevenção do mesmo.
A criminologia estuda vários crimes em simultâneo, ou seja, a criminologia não procura o culpado mas sim o que leva alguém a ter comportamentos criminosos ou desviantes, e para isso analisa vários tipos de crimes e relaciona aquilo que acha pertinente para delinear um perfil de motivação criminal e para isso preocupa-se com o estudo de padrões de comportamento, tendências sociais em relação ao crime e as consequências que pode causar na sociedade, preocupa-se também com a vitima e a vitimação, ou seja, procura saber os motivos que levam à vitimação e os contornos de quem pode ser vitima e por que razão o é, pelo que se categoriza como uma disciplina de estudo mais teórico. 

Já a criminalística, é uma disciplina empírica, ou seja, é experimental e tem o objetivo oposto, que é descobrir através da análise dos indícios e provas quem é o culpado do crime e recriar todo o cenário do crime. Esta disciplina ocupa-se de recolher, analisar e identificar todas as evidencias de um crime com o auxilio de outras áreas do saber, nomeadamente a medicina, toxicologia, entomologia, entre muitas outras. Resumidamente, a criminalística procura a verdade dos factos, prova a culpa e identifica os indivíduos relacionados com o crime. 

Espero que tenham gostado, poderia de facto alongar-me mais a cerca de cada uma destas disciplinas, contudo, em breve explicar-vos-ei em concreto e de forma mais detalhada o que é a criminolgia, quanto à criminalística, convido-vos a estudar um pouco mais sobre ela. 


Comentários