O que é a Sociologia?


A sociologia estuda os diferentes aspetos da sociedade, como os seus comportamentos, as relações, as suas mudanças e tudo o resto que a envolve contudo, isto prova que vivemos num “sistema familiar” ou seja, embora a diversidade de culturas, de estilos de vida e de sociedades, todos temos formas comuns de comunicação, assim, conseguimos prever as respostas aos nossos comportamentos. No entanto, nasce aqui o principal problema da sociologia que é questionar-se da forma como todo este mecanismo familiar se forma e quais as suas razões.

Ora, para explicar tudo isto é importante remontarmos ao nascimento da sociologia que foi na segunda metade do século XIX com a revolução industrial e as consequentes alterações do modo de vida das pessoas, do papel da posição social e dos valores típicos das épocas precedentes, sendo que, foi a crise que se gerou que incitou ao nascimento de uma reflexão sobre os próprios fenómenos tidos por certo e a confiança pelo método cientifico.

Assim sendo, a sociologia desenvolveu um carater dinâmico e com pluralidade de definições, pois tem uma capacidade de repensar continuamente o mesmo objeto segundo diferentes perspetivas (é sistemática), trabalhando ainda em conjunto com outras áreas do saber de forma a conseguir uma visão mais adequada da complexidade dos fenómenos, além disso, usa um estudo cientifico das relações sociais com base na experiência e nos seus métodos a fim de formular teorias explicativas.

A perspetiva sociológica a que os estudiosos chegam surge de cinco etapas:

1. Encarar o fenómeno como facto social e entende-se por facto social como algo coercivo (são imposições, força imperativa) encarado com exterioridade (exteriorixzar padrões de cultura e não depender de valores) e com generalidade (existem para uma coletividade de indivíduos), como por exemplo as regras jurídicas ou morais, os dogmas religiosos, os costumes, as formas de agir, etc. Devemos então encarar o fenómeno como coisas despidas sem lhes atribuir construções valorativas.

2. Colocar os factos em estudo no seu contexto social e ver que esclarecimentos se conseguem extrair, ou seja, inserir-me no contexto onde o facto que pretendo estudar exista e tentar perceber as suas características (onde nasceu, como nasceu, etc).

3. Investigar as causas sociais dos factos, portanto focar na sequência das ocorrências que podem explicar o acontecimento como causa social e perceber de que forma se chegou ao facto social em estudo.

4. Descrever e analisar os processos sociais

5. Cultivar a imaginação sociológica que é nada mais, nada menos do que nos despirmos das nossas construções valorativas e olhar para o fenómeno de forma neutra e olhando-o nas suas diferentes dimensões sem que as nossas experiências sociais interfiram.


Os factos sociais podem ser estudados em macrossistemas (fenómenos de grande escala como por exemplo crenças ou valores) ou em microssistemas (minorias, história pessoal, grupos pequenos como na escola, no trabalho ou em casa).

Contudo, o estudo sociológico apresenta várias dificuldades perante a complexidade do bjeto de estudo, perante a causalidade social poder ser múltipla e perante a instabilidade social pois estão em constante mutação.


Comentários