Conceitos em Sociologia

É importante, antes de estudarmos qualquer matéria, entendermos conceitos. Por isso mesmo,  hoje deixo-vos definições de conceitos cruciais para o estudo da sociologia.

Sociedade – Coletividade de indivíduos que vivem no mesmo espaço e cooperam uns com os outros para satisfazerem necessidades sociais básicas (têm uma cultura em comum).

Cultura – Todos os costumes, conhecimentos, objetos e comportamentos aprendidos e transmitidos socialmente.

E os elementos que distinguem as culturas são as normas, as sanções, a língua, a comunicação não verbal e os valores.

Subcultura – Minoria de pessoas que se distingue da cultura maior através de diferentes costumes, pequenas transgressões ou valores diferentes, como por exemplo, os encarcerados. No entanto, estas subculturas estão inseridas numa cultura.

Contracultura – São uma subcultura que se opõe à cultura maior pelas suas normas, valores e comportamentos, como por exemplo, os hippies.

Universais culturais – são traços e práticas comuns a todas as culturas conhecidas, como por exemplo, a prática de comer e a de tomar banho.

Choque cultural – dá-se quando experienciamos outras culturas diferentes da nossa.

Etnocentrismo – Define-se com o juízo de valor de outras culturas, achando a nossa superior assumindo que representa a norma.

Relativismo cultural – Análise de outras culturas despidos da nossa cultura.

 

Argumentos a favor e contra a cultura:

Favor: Promove o respeito pela diversidade cultural evitando o etnocentrismo havendo uma noção de igualdade biológica e psicológica das raças.

Contra: As sociedades transformam-se, o que indica que algo está mal pois, o relativismo cultural favorece o conformismo e a indiferença, assim muitos costumes não são aceites mas sim impostos pela tradição, um outro argumento contra é que para os relativistas não existem valores morais absolutos que por sua vez nos remete para a ideia de que não seguem uma linha de costumes.



Comentários