Orgulho LGBT

Durante muitos séculos oprimiu-se a liberdade sexual de cada um, pelo que só era tolerado ser-se heterossexual. Hoje em dia, existe uma constante luta pelos direitos iguais para todos no que à sexualidade diz respeito. Por isso, criou-se o movimento "orgulho LGBT" que permitiu enaltecer essa mesma luta e mostrar ao mundo que o amor é para todos independentemente da pessoa que amamos ser do mesmo sexo ou do sexo contrário, a isto juntam-se também questões de género, nomeadamente os transgénero, os transexuais, assexuais e intersexo.
Existe uma grande dificuldade em distinguir os significados de género e sexo, de transgénero e transexual e de intersexo e assexuais.
Género é a construção social e pessoal do individuo e podem definir-se infinitamente enquanto que sexo é a caracteristica física que nos define homem ou mulher desde que nascemos.
Pessoas intersexo são aquelas que desenvolvem de forma natural características físicas que evidenciam o sexo oposto do sexo com que nasceram, por exemplo, uma mulher que começa a desenvolver características físicas masculinas ou um homem que começa a desenvolver características femininas (seios). Pessoas assexuais são pessoas que não sentem atração sexual por nenhum dos sexos, este é ainda um tema muito recente, contudo não significa que pessoas assexuais não tenham atividade sexual, uma coisa não implica a outra.
Todo este tema é muito sensível e ainda está em desenvolvimento por inumeros estudiosos, contudo o que importa salientar é que independentemente da nossa orientação sexual, do nosso sexo ou da nossa identidade de género, nascemos todos da mesma forma e merecemos todos o mesmo respeito assim como as mesmas oportunidades de vivermos em sociedade. O amor não tem caracteristica nem estatuto e é isso mesmo que se pretende com esta luta, é permitir que o amor seja celebrado entre qualquer pessoa com respeito, mantendo a dignidade de cada um e permitindo que cada um seja aquilo que ambiciona e sobretudo seja feliz.



Comentários