Early Bird or Night Owl?

Olá olá! Espero que estejam todos bem. :)

Hoje venho falar-vos um pouco sobre mim, sobre como funcionam as minhas rotinas. 

Ora, como nos questiona o titulo deste post, tu és um@ Early Bird ou um@ Night Owl? 
Pois bem, eu cá sou uma Night Owl, tenho um melhor rendimento ao inicio da tarde, ao fim do dia e até mesmo à noite. 

Por acaso, agora, levanto-me todos os dias bem cedo, por volta das 7h mas isso deve-se ao meu trabalho, neste momento trabalho num call center em que como tenho o estatuto trabalhador/estudante foi-me dado o horáio das 8h às 17h e depois tenho as aulas das 18h às 22h/23h. Mas, sempre tive horários tanto de trabalho como de escola/faculdade depois da hora do almoço, portanto as minhas rotinas até à pouco mais de um ano atrás começavam depois da hora do almoço. 

Confesso que antes de alterar o meu horário estava a começar a sentir-me saturada porque eu tinha aulas na licenciatura das 13h às 18h e depois trabalhava no call center das 20h às 00h entretanto terminei a licenciatura e comecei a trabalhar a tempo inteiro das 15h às 00h até retornar às aulas, já no mestrado. Como nunca tive rotinas de manhã e trabalhava até tarde, nunca tive o hábito de me levantar muito cedo, portanto nos últimos tempos nunca fazia nada de útil à minha vida pessoal para além de me leslocar ao meu local de trabalho e isso deixou-me bastante aborrecida. 

Entretanto chegou o setembro e entrei no 1º ano do Mestrado que é em pós laboral, isso obrigou-me a alterar todas as minhas rotinas e estilo de vida, passei a ter um horário de trabalho das 8h às 17h em que acordo às 7h, e às 18h já estava na faculdade para assistir às aulas até às 22h ou 23h e só chegava a casa por volta das 23h ou 00h, dependendo da hora a que sai ada faculdade, pois ainda tinah quase 1 hora de viagem até casa. 

Por um lado esta mudança de rotinas revitalizou-me, porque embora tenha sempre os dias muito ocupados, ainda assim resta-me tempo para olhar por mim, consigo fazer o meu Yoga, consigo tomar o pequeno almoço, coisa que era muito raro fazer, consegui começar a ter uma alimentação mais cuidada e na verdade sinto que o meu dia é mais produtivo e consigo ter mais energia. 

Agora com esta situação atual em que o mundo se encontra, devido à COVID-19, encontro-me em tele-trabalho, o que fez com que o meu tempo rendesse ainda mais porque já não perco tempo com deslocações de carro até ao trabalho ou até à faculdade nem sinto aquela maçada de no fim de um dia inteiro ter 1 hora de viagem pela frente até casa.

Portanto, a minha rotina neste momento é:
- Acordar às 7h ou 7h15, ainda consigo fazer uns alongamentos de 5 ou 10 minutos 
- Tomo o pequeno almoço sem correrias
- Não me preocupo com o que vestir (ahaha) 
- Faço sempre um chá para me acompanhar na manhã de atendimento e às 8h estou pronta para começar a trabalhar
- Faço uma pausa por volta das 10h ou 10h30 de 10 ou 15 minutos, geralmente aproveito para comer qualquer coisa e costumo ir sempre até à minh avaranda e fico ali aqueles minutos a abstrair-me do stress do trabalho. 
- Regresso e continuo a trabalhar até às 13h 
- Das 13h às 14h é a minha hora de almoço, costumo sempre no fim do almoço lavar a minha louça e depois ou fico na varanda a apanhar sol (quando o há), às vezes faço a minha cama, quando não a faço de manhã antes de começar o trabalho, dou um jeito às coisas cá por casa e/ou por vezes converso ao telemóvel. Esta hora passa a voar portanto há dias que são mesmo uma correria, há outros que dá pra descontrair mai sum pouquinho. 
- Volto às 14h para o meu cantinho do trabalho e lá continuo até às 17h com uma pausa também de 10 ou 15 min pelo meio. Geralmente consigo terminar sempre o trabalho às 17h, pois depende da duração das chamadas que atendo pouco antes das 17h. 
- Terminado o trabalho, costumo organizar a minha secretária e preparar para as aulas que vou ter às 18h e costumo fazer um pouco de Yoga (+/- 15 a 25 min) e sinto que desde que comecei a fazer o Yoga me sinto muito melhor a nível de postura porque passo imenso tempo sentada e tem dias que me sinto uma autentica ferrugem! 
- Depois do Yoga, tomo um duche de 5/10min e corro para a cozinha para adiantar alguma coisa para o jantar, não o faço todos os dias, mas como as minhas aulas são das 18h às 23h e não tenho nenhum intervalo que dure o tempo suficiente para confecionar alguma coisa, então faço-o antes. 
- Às 18h15 estou prontíssima para me sentar mais umas horinhas a assistir às aulas
- Costumamos sempre ter 2 aulas por dia e paramos ali entre as 20h e as 20h15, mais 5 ou menos 5 minutos para podermos jantar (tal como era quando ia para a faculdade antes do confinamento). 
- Às 22h ou 23h, depende do dia em que tenho aulas até mais tarde ou não, terminam as aulas e preparo-me para dormir, pois no dia seguinte é, como se costuma dizer, "dia de pá e pica" novamente. Confesso que há dias que chego mais tarde 10 ou 15 minutos às aulas ou que até saia mais cedo, não sou invencível e a verdade é que há dias extremamente cansativos. 

No meio disto tudo, o meu tempo para estudar e fazer trabalhos fica reservado para o fim de semana ou para as segundas-feiras que não tenho aulas. Nesta altura do campeonato sinto-me completamente desgastada, não é nada fácil conciliar os estudos com um trabalho destes, o meu trabalho requer muita capacidade de resiliência, requer muita facilidade em lidar com o stress, é um trabalho em que estamso em permanente contacto com pessoas de todo o tipo de personalidades e feitios e, malta.. não tem sido mesmo nada fácil, principalmente desde que comecei o tele trabalho, embora me tenha dado mais tempo para fazer mais coisas, não deixo de estar confinada ao mesmo espaço o dia inteiro, que é o quarto. Mas pronto, felizmente já estou a terminar o 1º ano e logo veremos como corre o segundo ano.

E pronto, esta é a minha rotina desde que me converti numa Early Bird, ainda me custa, confesso que ainda não estou a 100% familiarizada com esta rotina, o meu corpo e o meu cérebro ainda não estão convencidos na totalidade que tenho de acordar às 7h (ahaha), se calhar se o meu trabalho fosse diferente talvez pudesse aproveitar o dia de outra forma, mas ainda assim não me posso queixar porque no meio disto tudo e desta situação atual que o mundo enfrenta onde o emprego já começa a ser escasso, onde há pessoas que tem de continuar a sair de casa e expor-se ao risco para colocarem comida na nossa mesa, para tratarem da saúde dos nossos, para nos fazer chegar tudo aquilo de que necessitamos, eu continuo a ter trabalhinho, continuo a ter fonte de rendimento, continuo de boa saúde e felizmente tenho conseguido tudo aquilo que pretendo. 

Eu espero que por esse lado as coisas corram bem, espero que nada vos falta e sejam gratos por tudo aquilo que vos rodeia, porque às vezes na nossa vida acontecem coisas que na hora não nos pareçam bem ou que até nos possam fazer sofrer, mas tudo tem uma razão de ser, quanto muito torna-nos mais resilientes e confiantes em nós próprios. 

Um beijinho grande e muita saúde para todos vós. 



Comentários

  1. A tua rotina é bem rigorosa e tens uma agenda claramente preenchida... É preciso uma boa gestão do tempo para se conseguir conciliar tudo! Eu confesso que sou muito early bird eheh Acordo naturalmente entre as 6h e as 7h todos os dias e às 10 e meia da noite já estou na cama eheh

    http://by-pattyy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :) Muito obrigada pelo comentário <3
      Eu ainda me estou a adaptar a esta rotina, embora já a tenha à cerca de um ano mas como sempre fui mais noturna do que diurna, o meu corpo ainda está em fase de habituação. Mas o ponto mais positivo disto tudo é de facto a produtividade que se reflete nos meus dias. Há dias que para mim parece que nunca mais acabam kkk

      Vou dar uma olhada no seu blog <3
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário