Dicas de Estudo

Sempre gostei de estudar, mas nunca fui nenhuma studyaholic nem muito menos sou uma GURU do estudo, simplesmente venho partilhar convosco os meus métodos de estudo e que comigo funcionaram tanto no ensino regular como na licenciatura e agora no mestrado. 

Sem grandes rodeios, vou passar já às dicas e vou organiza-las de forma a que não fique um texto muito corrido, contudo quero alertar que o meu curso superior é muito teórico, logo o meu estudo é adaptado a isso. 


1. Escolher a bibliografia certa 
No ensino regular estudava pelos livros que tínhamos das disciplinas, mas na universidade já não é bem assim então eu sempre tentei seguir as aulas pela bibliografia que os professores davam, óbvio que não li todos os livros que existem sobre determinada temática, mas sempre tentei acompanhar com literatura as aulas e os estudos. 


2. Fazer resumos
Apologistas ou não, o meu estudo só é funcional e produtivo se eu fizer resumos sobre as matérias, sempre fiz resumos para todo o tipo de disciplina e já os faço desde o ensino regular. Não faço resumos muito extensos, apenas resumo aquilo que vai sair no teste e foco-me muito em palavras chave que me permitam a partir daí desenvolver o assunto nas perguntas de desenvolvimento que saem nos testes. 


3. Não deixar o estudo para a última
Quem é que nunca deixou o estudo para a véspera do teste? Pois bem, eu sou uma dessas pessoas e houveram vezes que correu bem o estudo em cima do joelho, mas também houve vezes em que fui para o teste com a sensação de que nada sabia. Portanto, o estudo deve ser uma coisa regular, claro que nem sempre conseguimos ter um estudo regular e sistemático, mas comigo sempre funcionou bem preparar-me para um teste com uns 4 ou 5 dias de antecedência, contudo eu sempre acompanhei as aulas e sempre tentei tirar o melhor partido possível delas pelo que muitas coisas já estavam na minha cabeça.
 

4. Dividir a matéria
Se prepararmos o estudo com antecedência podemos dividir as matérias, por exemplo, se o meu teste vai ter 3 ou 4 matérias diferentes eu posso reservar um dia para cada matéria. Hoje estudo a matéria A, amanhã dedico-me ao tema B e depois ao tema C e no fim no dia anterior ao teste ou 2 dias antes do teste revejo tudo de forma a que consiga entender a matéria toda sem baralhar tudo. 


5. Não forçar o estudo se não estiver motivado
Há dias em que estamos mais cansados ou simplesmente sem vontade para nos envolvermos em leituras e resumos e papeladas. Por isso eu sugiro nem sequer abrir o caderno nesses dias porque o nosso cérebro não vai estar recetivo e não vamos memorizar nada nem vamos sequer construir raciocínios lógicos sobre os temas a estudar e no dia do teste vamos ter as chamadas "brancas". A menos que o teste seja amanhã e ainda não tenhas sequer memorizado o nome da disciplina, não estudes se estiveres em dia não para os estudos, contudo não te habitues! 


6. Faz pequenas pausas 
Ao fim de uma hora ou duas focado no estudo o nosso cérebro começa a pedir uma pausa e aí devemos obedecer, devemos parar uns 10 ou 15 minutos ou até mais, para comer qualquer coisa, para beber água (é muito importante a hidratação), para tomar um café, fazer uns alongamentos, dispersar a mente dos estudos e depois disso sim voltamos ao estudo mais uma ou duas horas, dependendo da vossa capacidade de estudo e motivação. 




E pronto, estas são as minhas dicas de estudo, claro que não faltam aí formas de estudar, nenhuma é milagrosa, nenhuma é 100% eficaz nem nenhuma se adapta a 100% a nós, cada um é como é e tem de descobrir de que forma se sente melhor no estudo, de que forma consegue ter mais rendimento e de que forma consegue absorver melhor as matérias, estas sempre funcionaram comigo, umas vezes melhor, outras pior mas no geral sempre me permitiram ter aproveitamento e ainda hoje me recordo de muitas coisa que estudei tanto no secundário como no ensino básico e no entanto já não faço usufruto delas. 

Espero-vos bem, com muita saúde e BOM ESTUDO!

Comentários