A vida dá-nos quase 100 anos... Para quê?

Depois de, como habitual, navegar pelo feed de notícias do facebook, acabei por me perder numa maratona de vídeos que as pessoas postam, e um deles era de uma página de uma organização protetora dos animais em que publicaram uma reportagem da SIC sobre a lei que pune os maus tratos animais.
Bem.. essa reportagem mexeu muito comigo, como deve ter mexido com quase toda a gente que a viu, assim como seria de esperar, ao ponto de me deixar a lágrima no olho.
Eu, como uma pessoa que adoro animais, sejam eles quais forem, depois de ver esta reportagem vi-me no meio de uma reflexão sem principio nem meio nem fim, e é por isto mesmo que vos escrevo hoje, não exclusivamente devido aos animais, mas por causa de tudo e todos que deixam o mundo, a humanidade, milénios de história e evolução estarem em decadência

Pois bem caros leitores, este post é um mero desabafo maior que o comum, mas que sinto necessidade de o partilhar.
Confesso que cheguei a um ponto em que já nada me surpreende, o que é mau, porque em vez de me surpreender magoa-me, magoa-me profundamente a maldade humana, tudo não passa de SÓ E APENAS maldade humana. Questiono-me inúmeras vezes do porquê de o ser humano não aproveitar a vida em pleno.

Reparem, o ser humano tem uma estimativa média de vida de 80/90 anos, isto sem estar a pesquisar quaisquer estatísticas - pois não é isso que importa aqui -  a verdade é que hoje facilmente chegamos aos 80 ou 90 anos dos quais entre 15 a 20 anos somos constantemente postos à prova das nossas capacidades a todos os níveis e cada vez de uma forma mais stressante e sem preservar tempo para auto reflexão, contacto coma  natureza e tudo o que é natural ao ser humano por ser alguém ainda primitivo, refiro-me aos processos de aprendizagem a que somos expostos e todas as regras opressivas que envolvem hoje as instituições de ensino, para não falar de que esta é ou deveria ser a melhor fase das nossas vidas, pois é aqui que criamos vincos de personalidade, é aqui que podemos ou deveríamos gozar davida,  sem preocupações.
Findando-se esse processo entramos automaticamente no mundo do trabalho sem opção de escolha e lá se vão mais 40 e tal anos de trabalho muitas vezes sem se poder fazer aquilo que se gosta, e para ser franca nem todos podemos fazer aquilo que gostamos porque a vida é assim mesmo, o que uns têm a mais outros têm a menos, por mais que nos incentivem com aquelas frases feitas do "vai-se sempre a tempo" ou do "nada é impossivel", meus caros, ISSO NÃO EXISTE, porque não há IGUALDADE!  e essa, infelizmente hoje vale mais que diamantes que ainda não foram descobertos e estão longe de serem alcançados para minha grande tristeza e decepção.
Continuando o raciocínio, após 4 décadas de luta por uma vida melhor para nós, para os nossos filhos, com os sacrifícios e maus ventos que se atravessam no caminho de toda a gente, com o abdicar de muitas coisas, de uma vida sonhada como perfeita e sem percalços - com o não viajar, o não VIVER DO MOMENTO - chega-se a hora da reforma aos quase 70 anos, que imagino eu que seja de facto uma idade maravilhosa, uma idade de sabedoria, uma idade em que olhamos para trás e retrospetivamos de que fomos capazes de conquistar um mundo, mas e agora? O que faz uma pessoa de 70 anos de vida e histórias, tenham sido eles duros ou fáceis ? Aquilo que seria suposto fazerem é gozar o resto dos anos de vida em pleno com a reforma garantida, já que tanto trabalharam e pronto, e viveram felizes para sempre!

Desculpem-me a franqueza mas terei de me manifestar outra vez e voltar ao mundo real, e não é pelos melhores motivos, NÃO há final feliz.
Há doenças  que muitas vezes já vêm dos ventos da época em que eram jovens e fortes, há o "não direito" a uma reforma decente, há o abandono, há a solidão, há aquilo que ouço muitas vezes os idosos dizerem "não quero mais viver neste mundo que nada tem a ver com o meu tempo", há mais uma vez a DESIGUALDADE e o DESRESPEITO pelo ser humano que tantos anos lutou para construir uma vida perfeita, que "fez a cama" das novas gerações... E depois ? o que fazemos depois disso ?

Depois disso...

Depois disso morremos!

A morte é a coisa mais assustadora de que já ouvi falar, seguindo o curso da vida normal, vivemos um centenário sem tirar proveito dele porque depois disso só há a morte, não há mais luta por uma vida melhor, não há mais sacrifícios pelos nossos filhos, não há mais projetos para futuro porque não há futuro.
Esta é a real verdade, sem me querer alongar em vários pontos que poderiam ter sido desenvolvidos até porque cada pessoa é um mundo, mas a base é essa, todos vivemos e lutamos, mas no fundo é em prol de coisa nenhuma.

Agora, reflitam comigo, o ÓDIO, a GANANCIA, a LUXURIA, a MALDADE onde estão no meio disto tudo ? Estão em todo o lado! São estes sentimentos que se apoderam do homem e o fazem viver para morrer.

E eu, sinto-me cada vez mais cansada, sim.. CANSADA é o termo correto, cansada de um mundo assim.
É de enaltecer o trabalho de todos aqueles que lutam por um mundo melhor, de todos aqueles que dão a vida pela igualdade, de todos aqueles que têm o trabalho de todos os dias enfrentar batalhas pelo bem do mundo e de todos os seres que nele habitam. Mas, ainda assim não chega para me saciar, assim como de certeza que não lhes chega a eles.
Como dizia, sinto-me cansada de ver toda esta rotina do dia a dia em que todas as pessoas acordam para trabalhar, 24 horas de um dia passam a voar, o stress torna-se no nosso pior inimigo sem nos dar a oportunidade de PARAR E PENSAR o que andamos aqui a fazer, qual é o sentido disto ? Qual é a razão porque se criou este ciclo vicioso de acordar-trabalhar-dormir-acordar-trabalhar-morrer?
Claro que não me vou escapar de uma rotina dessas, sem querer ser falsa moralista, mas só assim sobreviverei!
É isso mesmo!!! LUTAMOS PARA SOBREVIVER E NÃO PARA VIVER!

Confesso-vos que gostava de ser diferente, gostava mesmo de marcar a diferença, gostava mesmo de amanhã acordar e ver um mundo em PAZ. É mesmo, com todas as minhas forças, sejam lá elas da dimensão que forem, poder mesmo um dia conquistar a PAZ no mundo, assim como suponho que seja o desejo de muitos outros que pensam como eu.

Acho que quanto mais me torno madura, mais vejo que a humildade é escassa ainda que haja alguma, MAS NÃO CHEGA.

Infelizmente sei que nem os meus 100 anos de vida serão suficientes para mudar isso, porque para se destruir algo basta um curto espaço de tempo, mas para se reconstruir demora-se um período de tempo bem mais longo, como em tudo. Mas embora 100 anos não me cheguem, quero acreditar que a PAZ virá para ficar.

Para terminar quero só deixar uma pequena observação. Se calhar 100 anos é demasiado tempo, quanto mais vivemos mais achamos que vamos viver e por isso mesmo o mundo se torna num lugar pouco saudável para tanta gente, se calhar a raiz do problema está mesmo aí, se calhar está escrito em algum lado que o segredo para a longevidade é mesmo esse, mas para ser sincera, se é isso eu não quero viver 100 anos. Eu quero apenas viver os anos suficientes para poder disfrutar da vida, para poder usufruir do BEM enquanto ainda o há.

Ainda tenho tanto para dizer.. ainda não me sinto aliviada, mas não me posso alongar mais, há coisas que não se dizem.. sentem-se. E por isso choro e não falo.


Comentários